sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A esquerda brasileira ainda vive?

Observamos durante e após os anos de ditadura militar o nascimento de vários movimentos e partidos de esquerda. Grande parte desses movimentos surgiu da dissidência dos clássicos partidos de esquerda como o Partido Comunista por exemplo.

O Partido dos Trabalhadores (PT) assim como o Partido Popular Socialista (PPS) são filhos dessas várias dissidências e a partir da década de 90 até hoje compõe a ala de esquerda do nosso país junto com PCB, PC do B, PSTU, PDT, PSB e atualmente PSOL.

E qualquer um que analisar a história e a ideologia desses partidos vai se emocionar e pensar em se filiar a qualquer um deles. Infelizmente, a história fica um pouco diferente, assim como na antiga URSS. Em alguns quesitos, a teoria passa bem longe da prática.

O sonho de qualquer Petista era ver a revolução acontecer através das mãos do senhor Luís Inácio Lula da Silva. Ele chegou ao poder e não levou a revolução que tantos sonhavam assim como todos os vereadores, prefeitos etc. do PDT, por exemplo, passam longe das idéias do “socialismo moreno”. Aos poucos a prática desses partidos se tornou muito mais centrista em função da conjuntura neoliberal que vivemos. Observamos que aqueles que antes criticavam agora repetem os mesmos erros.

Com isso, os tucanos e seus amigos usam esta situação como mais um motivo para linchar o governo Lula, os movimentos sociais e os partidos de esquerda. Mas, será mesmo que essa centralização é culpa dos partidos ou é uma tendência em função do sistema em que vivemos?

Partidos menores, como PSTU, não se renderam a essa nova movimentação e mantém a postura de oposição, talvez porque não consigam ser partidos de massa, como o PT foi um dia e não têm participação expressiva no poder, com exceção do PSOL que mesmo com pouco tempo de vida conseguiu ter representações significativas com um senador e deputados estaduais e federais.

Por fim, percebemos que a esquerda brasileira vive sim; dividida em duas, é claro. Uma parte é muito radical deseja criticar tudo e a outra é muito confusa e não sabe se lê “O capital” ou come um BigMac.

A minha esperança ainda está nos movimentos sociais.

4 comentários:

Marcela disse...

Adoro quando você corrige o que eu mando corrigir. (comentário pessoal)

Bom... ao ver das casas brasileiras, a esquerda brasileira vive, mas respira cada vez mais sufocada... como um coração que vai parando de bater.

Livia R disse...

Amiga: è preciso repensar os modelos....sonhar novas-velhas utopias!
A esquerda vive... mas não é dentro dos partidos que ela acontece! Porque TODOS acabam tendo práticas de direita quando estão fechados dentro de seu mundinho!
E para aumentar tua tristeza... alguns movimentos sociais cairam na mesma roda!
é tempo de reinventar!
De repensar o mundo e a nossa postura nele!

guilherme sanches disse...

Colocando lenha na fogueira do descontentamento...Por mim,essa esquerda frouxa formada por pseudo-intelectuais e universiotários já morre tarde...pq afinal,me diga um exemplo de lugar aonde a esquerda realmente deu certo...
Os movimentos sociais sim,podem ter algum futuro,e nisso eu acredito tanto quanto vc ;)

Beernardo ; disse...

tem jeito nao fia...
Globo = cocaína dos pobres, ou seja... alienação total! alguém ai ja viu um documentário feito pela BBC em 1993 sobre o Brasil e mais especificamente sobre a Globo? A globo conseguiu fazer com que o mesmo fosse proibido de ser exibido no brasil, mas graças à Deus existe a NET e ta na rede faz um tempão... assistam. vale muito a pena!
as pessoas ficam tao ocupadas assistindo ao BBB ou então chiando sobre as "palhaçadas" do governo em geral, que nem se tocam e a elite [principalmente os gringos] ainda tomam conta desta nação. totalmente desigual, com pessoas ignorantes, sem educação de qualidade... ta todo mundo ai ó!
Desculpe, nao tem quase nada haver com esquerda e seus problemas, mas eu tinha que falar. agora falei.. é isso aí!
ótimo blog e ótimo texto.
parabéns!
vlw!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.